Como vão, noivinhas(os)?!
Que Barbacena quase neva todos já sabem, será que nosso clima frio influencia na escolha do local da cerimônia?
A gente acaba percebendo que casamentos ao ar livre em Barbacena não são muito comuns, talvez a cada 10 casamentos, apenas um seja ao ar livre (e olhe lá! haha!!), já reparou nisso?
Bom, apesar de tudo, eu imagino que seja apenas questão de costume, algo regional/cultural. Pois, curiosamente, a maioria dos casamentos ao ar livre no Brasil são na região do sul, onde o clima é consideravelmente mais frio. Se você está pensando em fazer diferente da maioria, vamos lá! Essa escolha pode alterar todo o roteiro do seu casamento, portanto, é uma das primeiras decisões que você deve tomar. Eu diria que o casamento ao ar livre/de dia, é algo muito romântico, intimista, que traz a essência do rústico, do simples, o evento fica emoldurado ao verde da natureza e canto dos pássaros ao redor.
Iluminação/horário da cerimônia:
Como fotógrafo já vou te adiantar: luz é tudo! Mas cuidado: casar com o “sol de rachar” é colocar os convidados de castigo como também não é bom para a fotografia, que fica com muito contraste, sem suavidade. Jamais marque a cerimônia entre 9:30h e 14:30h (ao ar livre), o melhor horário para iniciar uma cerimônia nesse caso é às 15:30h, no máximo 16h, pois, por mais longa que seja sua duração, ainda terminará durante o dia, e isso é ótimo para a fotografia, pois a luz natural estará presente durante quase todo o tempo. E particularmente, eu amo a luz nesse horário (após as 15:30h), tanto que todos os meus ensaios externos agendo dessa forma.
Celebração Católica ao ar livre, pode?
(Se você não é dessa religião pule para o próximo parágrafo :D) Se seu casamento será Católico, já saiba que os padres não celebram casamento fora da igreja. Mas, se esse é seu sonho, não se desespere, pois existe saída! Vou usar como exemplo o casamento da Cindy com o Paulo Henrique, que aconteceu mês passado. O casamento deles foi Católico e em um sítio ao ar livre, porém, em uma data anterior eles se casaram na capela do Santíssimo, onde estavam presentes somente os parentes mais próximos como pais e irmãos. Ali, o Padre celebrou o casamento oficial conforme as leis da Igreja. No dia do casamento ao ar livre no sítio, teve uma celebração maravilhosa com o Padre André, nem parecia ser uma celebração “suboficial”, de fato, não foi, foi emocionante, intenso e realizou o grande sonho do casal. Algumas pessoas já me questionaram sobre esse assunto, inclusive na visão delas é como se a fé/religião estivesse em segundo plano, mas não é bem assim, eu vivenciei isso e posso afirmar, se a escolha do celebrante for bem feita, a cerimônia tende a ser perfeita, com o respeito à fé mantida em primeiro lugar.
Se você é Evangélico ou Testemunha de Jeová, apenas seja feliz! Não existem impedimentos quanto a essa escolha, podendo a celebração/reunião ser onde você sonhar.
E se chover?
É impossível prever o tempo com antecedência, mas alguns fatores podem reduzir a possibilidade de cair um “pé d'água” no seu casamento. O principal é a escolha do mês, tem meses em que a probabilidade de chuva é bem menor, como abril e agosto. Confira no gráfico abaixo a temperatura média em Barbacena, versus a possibilidade média de chuva:
Fonte: Clima Barbacena
A solução contra a chuva é alugar/reservar tendas, você pode pagar uma taxa menor somente para reservar (a título de segurança) então no dia do casamento, se achar que vai chover, solicite a instalação (assim pagará a locação completa). Outro recurso, é realizar a cerimônia em um local com vários ambientes, sendo um deles coberto, assim, se houver probabilidade de chuva, usa-se a parte interna.
É muito bom para a fotografia:
A luz do dia, especialmente nos horários já citados, permite uma fotografia suave, sem a necessidade de luz artificial/flashs e leds. A luz natural sempre será a mais linda para a fotografia e preferida para os fotógrafos e videomakers:
Festa:
Uma grande vantagem do casamento ao ar livre, é que a festa começa mais cedo, assim, as crianças e pessoas idosas também aproveitam mais. Como a festa será após o anoitecer, é interessante que seja em um local fechado próximo, pois o frio de Barbacena pode gerar desconforto aos convidados dependendo da época.
Bom, esses são alguns fatores que podem influenciar significativamente em sua escolha. Casar ao ar livre em Barbacena ainda é novidade e, se vocês formam um casal que goste de ser diferente da maioria, essa é uma boa oportunidade para terem o casamento do ano.
Sejam livres para sonhar e se libertem de inseguranças e medos que os impeçam de realizar algo. Tem fornecedores de casamento em Barbacena muito comprometidos e competentes, que entregam um excelente trabalho, seja na organização, decoração, música, etc. Eu sempre falo para meus casais/clientes, que não sou somente o fotógrafo deles, e sim, parte da equipe toda, pois afinal, uma equipe influencia no trabalho da outra para a realização desse sonho maravilhoso.
Espero ter ajudado de alguma forma, se tiver mais dúvidas deixe nos comentários ou entre em contato comigo, será um prazer lhes ajudar.
Bora nos convidar para fazer fotos incríveis de seu casamento ao ar livre? :D
Muito obrigado pela visita! :D
Com carinho