31/12/2020 às 18:11

Guia geral para preparar seu casamento

373
5min de leitura

Principais dicas para o seu sonho sair do papel

Ser pedida em casamento é muito bom, mas planejar o casamento pode ser uma tarefa difícil. E por que?

Bom, porque requer dedicação, tempo, paciência, dinheiro e muito esforço. Mas essa tarefa pode se tornar mais fácil, quando você começa a se planejar. Então, papel e caneta na mão, porque vamos te ajudar a tirar esse SONHO do papel.

Para isso, temos que começar a falar sobre as finanças. A conversa sobre o quanto os noivos pretendem gastar precisa estar alinhada, pois o mercado de casamento oferece variados preços. E para esse sonho ser concretizado, você não pode se perder nas contas. 

O planejamento do casamento não pode ser como uma obra parada, onde o proprietário para de construir um prédio no meio por falta de recursos. O que isso tem a ver? Bom, eu vou te explicar. Obra parada significa duas coisas: falta de planejamento e falta de objetivos concretos. Falta de planejamento, porque o proprietário deveria considerar o tempo que ela levaria e o quanto ela custaria a curto, médio e longo prazo. Afinal, a mão de obra com o tempo aumentaria, os materiais de construção aumentariam e poderia acontecer alguns imprevistos. Tudo isso precisa ser levado em conta na hora de preparar o seu casamento também.

Mas o que eu quero focar, é sobre a falta de objetivos concretos. E o que seria isso? Diríamos que numa obra que foi planejada para ter pisos de 16 reais o metro quadrado, o proprietário resolver comprar os de 80 reais o metro quadrado, essa conta no final não vai bater. “Vai dar ruim” com certeza e o dinheiro vai faltar. No casamento é a mesma coisa. Você precisa definir os seus objetivos e em qual “padrão” você vai querer que ele esteja. Não precisa ser 8 ou 80, mas precisa haver um equilíbrio, para que consigam chegar no final, fechando todas as contas certinhas. Entenderam? Se vocês planejam gastar X dinheiros e é exatamente esse X dinheiros que vocês têm, não se percam ao longo do caminho tendo olho para aquilo que não conseguirão sustentar e manter.

E eu não estou dizendo para vocês ECONOMIZAREM tudo no casamento. Claro que não! É o momento de vocês, portanto, precisam realizar o sonho de vocês. Entretanto, com os pés no chão. Sem ultrapassarem os limites do BOLSO. 

Finanças OK? Ótimo!

Agora, é hora de definirem quais são as prioridades de vocês. Para isso, é importante vocês escolherem os fornecedores dos serviços que são fundamentais dentro do casamento. O que são os serviços fundamentais? Aqueles que não podem faltar dentro do planejamento de vocês e que vocês precisam procurar primeiro. 

Com isso, listarei os cinco principais:

-Cerimonial/Assessoria

Uma pessoa e/ou empresa (equipe) que te ajudará a organizar todo o seu casamento. Muitos pensam que o cerimonial só serve para o dia do casamento, mas não é verdade. Eles vão te ajudar com indicações de fornecedores confiáveis (que faz bolo, docinho, que decora casamento, que filma, fotografa etc.). Ele poderá participar das reuniões com os fornecedores juntamente a você, vai te auxiliar nos contratos e dar muitas opiniões positivas. Com ele, você vai abrir o jogo e falar quanto está disposto a gastar e ele irá te ajudar a trabalhar em cima das suas condições. E claro, no dia do casamento, você não precisará se preocupar com nada. Eles cuidam de tudo.

- Lugar

Você precisa definir se vai casar na igreja, no salão, ao ar livre em um sítio ou na praia por exemplo. Isso fará grande diferença no orçamento de vocês. Porque cada um desses lugares exigem uma preocupação específica, e alguns são mais caros e trabalhosos do que outros. E não se enganem, todos esses lugares são muito competitivos, olhem com antecedência para conseguirem vaga na data que precisam.

-Fotografia

 

Veja esse ensaio completo aqui: Laryssa e Thiago - Pré-wedding

Desconheço alguém que não gostaria de ter este serviço em seu casamento. Deixarei esse pequeno trecho escrito por uma fotógrafa para vocês refletirem a respeito:

“O maior valor que a fotografia carrega é a capacidade de perpetuar os melhores momentos de sua vida para todo o resto dela e depois dela também. Dito isso, fica claro a importância da fotografia de casamento: é o único serviço que você contratará para o casamento que durará por mais de um dia! Na verdade o trabalho fotográfico é antes, durante e depois do evento, a festa, uma delícia, acaba, o buffet, embora super importante termina, as pessoas vão para casa, vocês viajam para a lua de mel e, quando voltam, além dos grandes momentos registrados, será o álbum de fotografia que ficará em suas mãos para se recordar de cada momento. A perpetuação da memória é o principal valor da fotografia.” Juba Alves

-Decoração

Veja esse casamento completo clicando aqui: Jéssica e Luiz Paulo - Wedding

Você já foi à algum casamento que não tinha decoração nenhuma? Difícil, né? E não é algo supérfluo, pelo contrário, a decoração é necessária para a cerimônia ficar ainda mais linda e especial. Mas ela precisa ter a identidade dos noivos.

É um serviço que fará grande diferença no orçamento de vocês, porque o preço não é fixo. Depende de quantas flores vão ter, quais flores serão (se elas estão ou não na época), quantos arranjos vão ter, o tamanho dos espaços que serão decorados e por aí vai...

A decoração precisa conversar com os trajes dos noivos e dos padrinhos. E pasmem, a decoração traz sensações em todos. Tanto nos noivos quanto nos convidados. Façam boas escolhas! Peçam a orientação do cerimonial! Em alguns casos, o simples será mais bonito do que o sofisticado. E o sofisticado não significa ser algo exagerado. Lembram quando eu disse neste texto sobre os objetivos concretos? Então, na decoração vocês precisam tê-los em mente.

“A decoração traz conforto físico e psíquico aos seres humanos, possibilitando que usufruam do espaço de forma muito mais abrangente”. Gabrielle Chimello

-Trajes (Vestido da Noiva e Terno do Noivo)

Parece bobo e muito óbvio, mas se desde o início você define qual será o estilo do seu vestido ou a cor do seu terno, você evita muitas preocupações. Vestir uma roupa quando você é o anfitrião, exige tempo. Lembre-se sempre que o centro das atenções será VOCÊ. Nem todas as roupas vão cair bem de primeira e na primeira loja que você for. Você já definiu o estilo do seu vestido? Ele será de princesa ou sereia? Será com manga ou sem? Terá muito ou pouco brilho? Tudo isso precisa ser pensado. Quanto vocês estão dispostos a gastar nos seus trajes? Porque o preço varia muito também. Vocês já definiram se vão comprar, alugar ou mandarem fazer com uma costureira? 

Tenho certeza que vocês querem se sentir LINDOS e RADIANTES, portanto, definam isso no início com mais tempo.

Serviços fundamentais OK? Ótimo!

Espero que não tenham pirado com tantas informações (haha). Como eu disse no início, planejar o casamento não é uma tarefa fácil, mas é uma tarefa que vale muito a pena. Esse planejamento não acaba por aqui, mas a continuação dele, fica para o próximo texto.

Agradecemos imensamente pela leitura e esperamos que essas informações tenham sido úteis. Feliz Natal e excelente 2021! Desejamos a vocês um ótimo casamento! Qualquer dúvida, mandem nos comentários.

Um abraço de Julliane Karla e Nelson Campos.

Matéria por: @jullianekarla

31 Dez 2020

Guia geral para preparar seu casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, clique aqui para solicitar seu orçamento!
Logo do Whatsapp